O Brasil escreveu uma nova página na história da ginástica rítmica neste sábado (19), ao conquistar a medalha de ouro no conjunto geral da etapa de Milão da Copa do Mundo da modalidade. Foi a primeira vez que a equipe brasileira alcançou o lugar mais alto do pódio nessa categoria em uma etapa do torneio. A nota final foi 52.850, superando Japão (50.500) e China (50.200), que ficaram com prata e bronze, respectivamente.
A competição do conjunto geral é composta por duas apresentações: uma série com cinco arcos e uma série mista (três bolas e dois arcos). Na sexta-feira (18), o time brasileiro já havia arrancado aplausos com a apresentação inspirada no universo do game Super Mario Bros, marcando 25.950 pontos. No sábado (19), a criatividade se manteve em alta com uma coreografia ao som da clássica “Evidências”, de Chitãozinho e Xororó, rendendo 26.900 na série mista.
É OUROOOOO EM MILÃO! 🇧🇷🥇🏆
A seleção brasileira de conjunto brilhou na Copa do Mundo de ginástica rítmica e conquistou o título geral. Um feito histórico e justamente na prova olímpica, somando fitas + arcos e bolas!
Duda, Sofia, Mari, Paula e Nicole: que show! Camila e Bruna:… pic.twitter.com/l9nlvq619i
— Time Brasil (@timebrasil) July 19, 2025
As atletas responsáveis pela conquista histórica são Duda Arakaki, Maria Paula Caminha, Mariana Gonçalves, Sofia Pereira e Nicole Pírcio, sob o comando da técnica Camila Ferezin.
“Conquistamos esta que é nossa primeira medalha de ouro de conjunto geral numa Copa. Já havíamos conseguido bronze e prata, e agora subimos mais este degrau”, celebrou Ferezin.
Essa não foi a primeira vitória da seleção nesta temporada. O grupo já havia conquistado o ouro na etapa da World Challenge Cup, em Portimão (Portugal). A conquista em Milão, contudo, ganha ainda mais relevância por acontecer em uma etapa da principal Copa do Mundo da modalidade, e serve como motivação para o Campeonato Mundial de Ginástica Rítmica, que será realizado no Rio de Janeiro, entre os dias 20 e 24 de agosto, na Arena Carioca 2, na Barra da Tijuca.
Destaque individual: Bárbara Domingos
A ginasta Bárbara Domingos, finalista olímpica e uma das principais atletas do país, também teve ótimo desempenho em Milão. Ela terminou o individual geral na 9ª posição com 108.000 pontos (28.300 no arco, 27.450 na bola, 25.050 nas maças e 27.200 na fita), e garantiu vaga em três finais neste domingo (20).
“Fiquei muito feliz por ter conseguido essa classificação para a final da fita e por ter terminado o individual geral na nona posição. Nesta minha última competição antes do Mundial, estar no top 10 é muito importante”, afirmou a paranaense.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram