Salas de cinema em 20 cidades brasileiras, de oito estados, recebem a partir desta semana sessões especiais com os filmes indicados ao Prêmio Grande Otelo 2025. A Mostra Grande Otelo, promovida pela Academia Brasileira de Cinema, segue até o dia 29 de julho, com exibições a preços populares e votação aberta ao público pela internet.
Os longas concorrem nas categorias de ficção, comédia e documentário. A cerimônia de premiação está marcada para 30 de julho, na Cidade das Artes Bibi Ferreira, na Barra da Tijuca, zona oeste do Rio de Janeiro.
Entre os filmes de ficção em exibição estão: Ainda Estou Aqui, de Walter Salles; Baby, de Marcelo Caetano; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; Malu, de Pedro Freire; e Motel Destino, de Karim Aïnouz.
Já na categoria documentário, concorrem: 3 Obás de Xangô, de Sérgio Machado; Assexybilidade, de Daniel Gonçalves; Fernanda Young ─ Foge-me Ao Controle, de Susanna Lira; Luiz Melodia – No Coração do Brasil, de Alessandra Dorgan; Milton Bituca Nascimento, de Flavia Moraes; e Othelo, O Grande, de Lucas H. Rossi dos Santos.
Entre as comédias, o público poderá votar em Câncer com Ascendente em Virgem, de Rosane Svartman; Estômago 2 ─ O Poderoso Chef, de Marcos Jorge; Kasa Branca, de Luciano Vidigal; O Auto da Compadecida 2, de Flávia Lacerda e Guel Arraes; e O Dia Que Te Conheci, de André Novais Oliveira.
No Rio de Janeiro, os filmes serão exibidos nas salas Estação NET Rio e Estação NET Gávea, ambas na zona sul da cidade. Os ingressos são gratuitos para sócios da Academia e acessíveis ao público geral. A programação completa está disponível no site da Academia Brasileira de Cinema.
As exibições ocorrem em cidades dos estados do Rio de Janeiro (como Niterói, Paraty, Maricá e São Pedro da Aldeia), Minas Gerais (Belo Horizonte), Bahia (Salvador e Catu), Paraíba (João Pessoa e Sousa), Pernambuco (Recife), Ceará (Fortaleza e Itapipoca), Rio Grande do Norte (Natal) e Rio Grande do Sul (Porto Alegre e Novo Hamburgo).
Criada em 2002, a Academia Brasileira de Cinema é a entidade responsável pela organização do prêmio, que reconhece os destaques do audiovisual nacional em 30 categorias. Desde 2020, é também a única instituição no Brasil habilitada pela Academia de Hollywood para indicar o representante brasileiro ao Oscar de Melhor Filme Internacional.
A votação do Prêmio Grande Otelo ocorre em duas etapas: indicação e eleição dos vencedores. Desde 2004, a votação é feita de forma online pelos sócios da Academia, com auditoria da PwC Brasil.
A cerimônia de 2025 terá transmissão ao vivo pelo canal da Academia no YouTube e pelo Canal Brasil. Segundo os organizadores, a premiação celebra “o cinema brasileiro no mundo” e valoriza o trabalho técnico e artístico dos profissionais da indústria audiovisual.
* Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.