A escritora Ana Maria Gonçalves, de 55 anos, foi eleita nesta quinta-feira (10) para ocupar a Cadeira nº 33 da Academia Brasileira de Letras (ABL). Ela é a primeira mulher negra a integrar a instituição em seus 128 anos de história e também a mais jovem integrante entre os atuais imortais.
A eleição foi realizada às 16h, com o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo TRE-RJ. Ana Maria recebeu 30 dos 31 votos possíveis. O único voto restante foi para a também escritora Eliane Potiguara.
A ABL destacou a relevância literária e social da autora em suas redes sociais:
“Escritora, roteirista e dramaturga, ela é autora do aclamado romance Um Defeito de Cor, vencedor do Prêmio Casa de las Américas (2007) e eleito como melhor livro de literatura brasileira do século 21 por júri da Folha de S.Paulo. A obra inspirou o samba-enredo da escola de samba Portela no Carnaval de 2024.”
Obra emblemática
Publicado em 2006, Um Defeito de Cor é considerado um clássico contemporâneo da literatura nacional. O romance narra a trajetória de Kehinde, uma mulher africana que vive o Brasil do século 19, abordando com profundidade a escravidão, o racismo estrutural, a ancestralidade e a resistência.
Além de aclamada pela crítica, a obra se tornou referência cultural e educacional, sendo adaptada para o samba-enredo da Portela neste ano.
Reconhecimento internacional
Ana Maria Gonçalves também tem forte atuação internacional. Foi escritora residente em universidades como Tulane, Stanford e Middlebury, nos Estados Unidos. É professora de escrita criativa, curadora cultural e ativista em temas raciais e literários.
A vaga para a qual foi eleita tornou-se disponível com a morte do filólogo Evanildo Bechara, ocorrida em maio deste ano.
Disputa histórica
Além de Ana Maria e Eliane Potiguara, outros 11 candidatos estavam inscritos na eleição, incluindo autores, professores e acadêmicos.
A vitória de Ana Maria Gonçalves marca um novo capítulo na história da ABL, refletindo avanços — ainda lentos — na inclusão de vozes negras e femininas na elite literária do país.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram