Detentos do Presídio Doutor Carlos Vitoriano, em Araçuaí, no Vale do Mucuri (MG), iniciaram nesta semana o curso de Pintor de Obras, promovido por meio de uma parceria entre a unidade prisional, o Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG) e a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen). A iniciativa integra ações de qualificação profissional e remição de pena, além de contribuir para a revitalização da estrutura física da unidade.
A formação conta com 160 horas de carga horária e será ministrada por um dos próprios custodiados, previamente aprovado pela Comissão Técnica de Classificação (CTC). A primeira turma tem 12 participantes, todos estudantes da Educação de Jovens e Adultos (EJA). A ação faz parte do Projeto Norteja, do IFNMG, em parceria com a Superintendência Regional de Ensino (SRE), que busca elevar a escolaridade e proporcionar oportunidades reais de reintegração social.
Além do curso técnico, a unidade também promove oficinas de artesanato voltadas à confecção de tarrafas de pesca, conduzidas por detentos com apoio das famílias, que fornecem os materiais e retiram os produtos prontos.
“Cada ação voltada à reinserção social contribui para a conscientização e a reflexão sobre o verdadeiro valor da liberdade. Temos avançado significativamente nesse processo”, afirmou o diretor-geral do presídio, Edmar Silva Cassemiro.
As iniciativas desenvolvidas no presídio refletem o compromisso do Departamento Penitenciário de Minas Gerais (Depen-MG) com a humanização do sistema carcerário, ao oferecer aos custodiados caminhos de capacitação, trabalho e reconstrução de vida.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.