O leilão de otimização da BR-101, no trecho que liga Mucuri (BA) a Mimoso do Sul (ES), foi concluído nesta quinta-feira (26), na B3, em São Paulo, garantindo R$ 10,3 bilhões em investimentos nos próximos 10 anos. A EcoRodovias, atual concessionária, continuará à frente da administração da rodovia com contrato repactuado e metas mais rígidas.
A nova concessão cobre 478,7 km da BR-101 e impacta diretamente 26 cidades — 25 no Espírito Santo e uma na Bahia. O contrato agora tem vigência de 24 anos, somando os 14 anos já cumpridos e mais 10 definidos na renegociação.
Entre os principais compromissos assumidos pela concessionária estão:
- Duplicação de 172,8 km de pista
- Implantação de 41 km de faixas adicionais
- Construção de 51 km de contornos viários
- Criação de 33,5 km de vias marginais
- Instalação de 40 passarelas de pedestres
- Construção de 2 Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros
O cronograma prevê que a maioria das obras será entregue nos primeiros sete anos, acelerando os benefícios à população, como maior segurança viária e melhor fluidez no tráfego. A estimativa é que mais de 102 mil empregos diretos e indiretos sejam gerados, com impactos positivos para a economia local, o turismo e o escoamento de produção agrícola e industrial.
A estratégia de otimização foi adotada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para evitar a paralisação das obras por até cinco anos, conforme o pedido de devolução amigável feito pela EcoRodovias em 2022. Com aval do Tribunal de Contas da União (TCU), a repactuação integra o novo modelo federal de recuperação de “contratos estressados” de concessão rodoviária.
Durante a sessão pública do leilão, o diretor-geral da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, destacou que a renegociação seguiu critérios técnicos rigorosos, com foco na melhoria para os usuários da rodovia. A EcoRodovias deverá iniciar imediatamente a execução das obras e será fiscalizada trimestralmente pela agência reguladora.
Esse é o segundo contrato de rodovia federal a ser repactuado no novo modelo, após a concessão da BR-163/MS em maio. Pelo menos outras 13 concessões devem passar por processos semelhantes, como parte do plano do Governo Federal, por meio da ANTT, Ministério dos Transportes e Infra SA, para modernizar a infraestrutura de transporte em todo o país.
*Com informação da Agência Gov.br. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.