O presidente Luiz Inácio Lula da Silva entregou nesta segunda-feira (11) o Prêmio MEC da Educação Brasileira a estudantes, escolas e municípios da rede pública do país, em cerimônia realizada no Palácio do Planalto.
Foram premiados 116 projetos que se destacaram por promover inclusão e diversidade, elevar a qualidade da educação pública, melhorar o desempenho no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), garantir acesso e permanência, avançar na alfabetização e na educação em tempo integral, além de obter bons resultados no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção foi feita com base em dados da educação básica e outros indicadores, segundo o Ministério da Educação.
Durante o evento, Lula ressaltou que investir em educação é uma prioridade do governo. O presidente destacou o programa Pé-de-Meia, que cria uma poupança para estudantes de baixa renda do ensino médio da rede pública inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), incentivando a permanência e a conclusão escolar.
“A evasão escolar é um problema do governo, do Estado. O Estado não pode transferir a sua responsabilidade para a família ou para Deus. É preciso que a gente assuma a responsabilidade e, por isso, criamos o Pé-de-Meia”, afirmou Lula, criticando a falta de investimento em governos anteriores.
O presidente também ressaltou que a educação tem custo e que o governo tem investido em infraestrutura, laboratórios e na valorização dos profissionais da educação. Lula destacou ainda a meta federal de alfabetizar 80% das crianças até o 2º ano do ensino fundamental até 2030, com articulação entre União, estados e municípios.
Detalhes do Prêmio MEC da Educação Brasileira
Entre os premiados, 54 foram estudantes com as maiores notas na redação do Enem, além de quatro estados, 35 municípios e 20 escolas que se destacaram em oito categorias: educação infantil, alfabetização, anos iniciais e finais do ensino fundamental, ensino médio, Enem, educação em tempo integral e educação profissional e tecnológica. Também foram homenageados 49 professores.
Os vencedores receberam troféus, medalhas, certificados e prêmios em dinheiro que variam entre R$ 100 mil e R$ 500 mil, destinados à melhoria da infraestrutura escolar e ao reconhecimento dos profissionais da educação.
“Entregar esse prêmio foi como entregar o Oscar da resiliência, da teimosia para pessoas que acreditam que não há nada impossível quando temos vontade. Não existe espaço para desanimar”, declarou Lula.
O evento contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, secretários de educação, estudantes, professores, parlamentares e ministros de outras pastas.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram