As agências da Previdência Social em todo o Brasil começaram a receber, nesta quarta-feira (30/7), 500 novos peritos médicos federais, aprovados em concurso realizado após um intervalo de 15 anos sem seleções para o cargo. A primeira leva de nomeações, com 250 profissionais, foi publicada no Diário Oficial da União.
A chegada dos novos peritos deve fortalecer significativamente o atendimento do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), especialmente nas regiões com maior demanda, como o Norte e o Nordeste, que concentram as filas mais longas para perícias médicas.
Dos 500 novos servidores, 88 atuarão no Norte e 268 no Nordeste. A capacidade de atendimento nessas regiões aumentará em 46,56% e 36,31%, respectivamente. Já o Centro-Oeste terá incremento de 28%, enquanto o Sudeste e o Sul — que já possuem maior número de peritos — terão reforços de 5,2% e 2,7%.
O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, afirmou que o foco da medida é beneficiar as regiões com maior necessidade. “Os novos peritos irão atuar onde a espera é maior. Esse reforço vai fazer diferença real para o cidadão que aguarda por atendimento”, destacou.
Os 250 profissionais nomeados nesta primeira etapa devem tomar posse já em agosto. O concurso público, conduzido pelo Cebraspe, ocorreu em 16 de fevereiro de 2025 e atraiu quase 14 mil candidatos de todo o País.
Ao todo, 235 municípios serão beneficiados diretamente com a ampliação no número de peritos médicos federais, o que deve reduzir o tempo de espera por agendamento e melhorar a qualidade do atendimento prestado aos segurados do INSS.
*Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram