Estão abertas, até o dia 18 de julho, as inscrições para o Exame Nacional de Avaliação da Formação Médica (Enamed). A participação é obrigatória para concluintes do curso de medicina inscritos no Enade, e também está aberta a demais interessados que desejem utilizar o resultado na seleção de residências médicas pelo Enare. As inscrições devem ser feitas exclusivamente pelo Sistema Enamed.
A prova será aplicada no dia 19 de outubro e contará com 100 questões objetivas, de múltipla escolha, com distribuição igual entre as seguintes áreas: clínica médica, cirurgia, ginecologia e obstetrícia, pediatria, medicina da família e comunidade, saúde coletiva e saúde mental (de forma interdisciplinar).
Segundo o Ministério da Educação (MEC), a avaliação será elaborada com base nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) para o curso de medicina, além de normas vigentes da regulamentação profissional. O Enamed segue os critérios adotados pelo Enade e pela prova teórica do Exame Nacional de Residência (Enare), visando unificar os processos avaliativos.
Questionários obrigatórios
Todos os inscritos deverão preencher, além da prova objetiva:
- Um questionário do estudante, para os concluintes inscritos no Enade;
- Um questionário contextual, para os demais participantes;
- E um questionário de percepção da prova, comum a todos os participantes.
Objetivos do Enamed
De acordo com o MEC, o Enamed tem os seguintes objetivos:
- Avaliar se os estudantes concluintes desenvolveram as competências e habilidades exigidas pelas DCNs da medicina;
- Fornecer dados para aprimoramento dos cursos de medicina;
- Unificar o Enade e o Enare, otimizando o acesso às residências médicas;
- Democratizar e padronizar o processo seletivo das especialidades médicas de acesso direto;
- Garantir que os futuros médicos estejam preparados para atuar com qualidade no Sistema Único de Saúde (SUS).
A participação voluntária de candidatos interessados em residência médica poderá beneficiar a seleção nacional, tornando o processo mais transparente, unificado e baseado em critérios objetivos.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado Espírito Santo.
Siga o GIRO CAPIXABA no Instagram