O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) reconheceu oficialmente a situação de emergência em 11 municípios do Rio Grande do Sul afetados pelas fortes chuvas de junho. A portaria com a decisão foi publicada nesta segunda-feira (7) no Diário Oficial da União.
Receberam o reconhecimento as cidades de Agudo, Faxinal do Soturno, General Câmara, Itaara, Liberato Salzano, Manoel Viana, Pinheiro Machado, Santa Maria, São João do Polêsine, Trindade do Sul (todas por chuvas intensas) e Santa Cruz do Sul (por alagamentos). Com isso, as prefeituras ficam aptas a requerer apoio financeiro federal para ações emergenciais de defesa civil.
Entre as medidas passíveis de financiamento estão a compra de cestas básicas, água mineral, refeições para equipes de trabalho e voluntários, além de kits de limpeza doméstica, higiene pessoal e dormitório. Os pedidos devem ser feitos pelo Sistema Integrado de Informações sobre Desastres, onde as demandas são analisadas pela Defesa Civil Nacional.
Até o momento, o Rio Grande do Sul acumula 358 reconhecimentos de emergência ou calamidade pública: 309 por estiagem, 36 por chuvas intensas, seis por vendaval, três por queda de granizo, três por enxurradas e um por alagamentos. Após aprovação técnica dos planos de trabalho, o ministério publica portaria específica no DOU informando os valores a serem liberados.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.