Entre os dias 29 de junho e 2 de julho, o arquipélago de Fernando de Noronha foi palco do segundo fórum de film commissions Noronha2B (N2B), evento que reuniu profissionais do audiovisual, autoridades governamentais e agentes do turismo para debater como o setor pode impulsionar o desenvolvimento turístico, econômico e cultural do Brasil.
As film commissions são comissões — geralmente públicas — voltadas a facilitar e atrair produções audiovisuais para uma região. Elas atuam desde a desburocratização de processos até o mapeamento de locações e a ponte com fornecedores locais.
Embora o país conte com iniciativas locais, como as film commissions de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre, o Brasil ainda não possui uma comissão fílmica nacional — uma lacuna que foi amplamente discutida durante o evento.
Governo articula film commissions nacional
O tema foi abordado em uma palestra com o secretário executivo do Ministério da Cultura (MinC), Márcio Tavares, e a secretária do audiovisual, Joelma Gonzaga, que afirmaram que o ministério lidera um grupo de trabalho interministerial para estruturar essa proposta, em articulação com o Ministério do Turismo, a Embratur, a ApexBrasil e a Rede Nacional de Film Commissions.
Além disso, foi reforçada a necessidade de regulamentação das plataformas de streaming, como forma de fortalecer o setor audiovisual e garantir recursos para as produções brasileiras.
Audiovisual como motor do turismo
Segundo o idealizador e diretor artístico do Noronha2B, Zeca Brito, a criação de uma rede eficiente de film commissions pode atrair produções e, consequentemente, estimular o turismo e a valorização cultural dos territórios:
“Um filme ou uma série pode inspirar pessoas a viajarem. O audiovisual tem o poder de construir narrativas e valorizar a identidade de um lugar”, explicou Brito.

A coordenadora da Porto Alegre Film Commission, Joana Braga, reforçou que qualificar essas comissões é essencial para o desenvolvimento regional: “A discussão ficou evidente com a presença ativa do MinC, da Embratur e do Ministério do Turismo, que entenderam a importância de trabalhar juntos nessa pauta.”
Casos internacionais e formação de talentos
O evento também apresentou exemplos de sucesso internacionais, como o da film commission de Medellín, na Colômbia, que ajudou a mudar a imagem da cidade, e o de Lisboa, em Portugal, que atrai produções e movimenta o turismo local.
Outro destaque foi o laboratório de projetos audiovisuais N2B, que promoveu sessões de mentoria com nomes de peso do setor, como Andrea Barata Ribeiro — uma das 50 produtoras mais influentes do mundo, segundo a Variety. Ao avaliar o encontro, Andrea destacou:
“O N2B promoveu conexões importantes entre audiovisual e turismo. Foi um encontro próspero, com tutores, film commissions, curadores, ICMBio e Embratur reunidos. É uma maneira eficiente de mostrar o Brasil ao mundo.”
* Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.