A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) publicou nesta quinta-feira (3) a primeira retificação do edital do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), conhecido como o “Enem dos Concursos”. A principal mudança diz respeito à isenção da taxa de inscrição para candidatos inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).
Agora, esses candidatos não precisam mais informar o Número de Identificação Social (NIS) ao solicitar a isenção. A verificação da condição de hipossuficiência econômica será feita de forma automática, por meio do cruzamento de dados do governo federal.
A solicitação de isenção segue com prazo até a próxima terça-feira, 8 de julho. A medida tem como objetivo facilitar o processo para quem já está inserido em programas sociais, reduzindo etapas burocráticas.
Novas regras de pagamento
O edital retificado também modifica as formas de pagamento da taxa de inscrição, que permanece em R$ 70 para todos os cargos (nível médio e superior). A quitação da Guia de Recolhimento da União (GRU) será feita exclusivamente pela plataforma PagTesouro, com três opções:
- Pix;
- Cartão de crédito (sujeito a tarifas);
- Boleto GRU, que só poderá ser pago no Banco do Brasil.
Antes, o pagamento poderia ser realizado em qualquer agência bancária, lotérica ou Correios, o que agora está restrito. O novo prazo para pagamento é até 23h59 do dia 21 de julho.
Ampliação de cidades em Goiás
A terceira alteração do edital diz respeito ao estado de Goiás, que teve oito cidades incluídas na lista de locais de aplicação das provas. Ao todo, agora são 17 municípios goianos confirmados:
Águas Lindas de Goiás, Aparecida de Goiânia, Catalão, Cidade Ocidental, Formosa, Goianésia, Goiânia, Iporá, Itumbiara, Luziânia, Mineiros, Novo Gama, Planaltina, Porangatu, Rio Verde, Santo Antônio do Descoberto e Valparaíso de Goiás.
Com isso, o número total de cidades para aplicação das provas do CNU 2025 segue em 228 municípios, abrangendo as 27 unidades da federação.
Sobre o CNU 2025
A segunda edição do Concurso Público Nacional Unificado oferta 3.652 vagas em 32 órgãos federais, com provas divididas em duas etapas:
- Primeira fase (objetivas): outubro de 2025
- Segunda fase (dissertativas): dezembro de 2025, apenas para os aprovados na etapa anterior
Os cargos estão organizados em nove blocos temáticos, permitindo que os candidatos escolham múltiplas vagas dentro de um mesmo bloco e classifiquem suas preferências de alocação.
Mais informações estão disponíveis no site oficial do concurso.
*Da Agência Fonte Exclusiva. Compartilhe esta reportagem do Giro Capixaba, o melhor site de notícias do Estado do Espírito Santo.